Turismo

 

Agro Estância Lombardi

Situada a 3 km do centro da cidade, tem como atrações o restaurante, com funcionamento de quinta a domingo; o pesque - pague, nos fins de semana; lagoa com pedalinhos; chalés para hospedagem; e lazer para crianças como o parque de diversões, sorveteria, e outros.

 

Cachoeirão

Bela cachoeira localizada em Piabas, comunidade do Distrito de Pendanga.

 

Cascata

Situada no bairro São Cristóvão, sede de Ibiraçu.

 

Igreja Matriz de São Marcos

São Marcos é o padroeiro da Paróquia de Ibiraçu. Na época que os imigrantes italianos chegaram a nossa região, trouxe uma imagem do Santo, para perpetuar a lembrança da cidade de Veneza, na Itália, local de onde veio a maioria dos colonizadores. Essa imagem foi colocada numa pequena capela e mais tarde foi construída a atual Matriz São Marcos. Em torno da primitiva capela nasceu a cidade centenária de Ibiraçu. 

Endereço: Praça São Marcos, n° 3, BR-101

Telefone: (27) 3257-1381

E-mail: [email protected]

 

Morro do Encantado

Local ideal para a prática de esportes radicais. Fica a 5 quilômetros da sede de Ibiraçu, seguindo pela BR 101. O Morro do Encantado possui uma rampa de vôo livre a um desnível de 300 metros.

 

Mosteiro Zen Budista 

O Mosteiro Zen Morro da Vargem se estabeleceu seguindo a escola secular Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji, em 1244. Ao longo de sua vida, Mestre Dogen destacava a importância da simplicidade, disciplina e da prática do Zazen, a meditação sentada.

A vida no Mosteiro Zen é cercada por rigorosa disciplina, voltada para a leveza das posturas e a liberdade da mente, e não para a estagnação. Ainda assim, o bom humor é marca registrada no cotidiano dos monges. Brincadeiras, respostas inesperadas e vivacidade nos mínimos gestos são tradições no budismo. Longe de mitificar ou alimentar o temor a deuses poderosos e severos, o zen trata o Buda sem dogmatismos. Frequentemente, os ensinamentos são transmitidos com histórias engraçadas, à primeira vista sem sentido, mas sempre com um toque sutil.

"Simples, é só não pensar em macacos", disse certa vez um mestre a um monge que lhe pediu que ensinasse como limpar a mente. Dias depois, o monge voltou, confuso, implorando: "Mestre, não quero mais limpar a mente, mas, por favor, me ajude a me livrar dos macacos." Assim, com humor, disciplina e concentração, os praticantes caminham pela vida.

Telefone: (27) 3257-3030

Site: www.mosteirozen.com.br

 

Museo Zio Mínio

Um museu familiar atuando como agente de mudança social e desenvolvimento do pequeno distrito de Pendanga, em Ibiraçu. É o Museu Zio MInio (Tio Germinio), na Chiesetta (igrejinha) di Santo Antonio, mantido pelo maestro Dival Antônio Curto, 80 anos, com acervo de várias famílias de imigrantes italianos. A fundação foi em 2004, com o objetivo de reunir objetos, documentos, roupas, dinheiro, utensílios domésticos, ferramentas e materiais diversos, para mostrar aos visitantes um cuidadoso levantamento das origens italianas na propriedade da família Curto.

Endereço: BR-101, anexo a Igreja de Santo Antônio, Distrito de Pendanga, Ibiraçu.

Telefone: (27) 3257-3105

E-mail: [email protected]

 

Pesque - Pague e Restaurante Lagoa do Vale

Endereço: Rodovia Pedro Cutine, Km 3, Pedro Palácios - Ibiraçu

Telefone: (27) 3257-3009 (João Carlos Rodrigues)

 

 Projeto Circuito Caminhos da Sabedoria

De um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, representados pelo Monge Daiju e pelo Bispo da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonadi, em que foi exercitada a essência do Circuito - a sabedoria - é que o projeto do Circuito Caminhos da Sabedoria pode ser executado.

 É um circuito de peregrinação espiritual - preservando-se o caminho pelas igrejas e capelas, unindo á história da imigração italiana - que deu origem ás diversas igrejas e capelas da região - e também de caminhada ecológica, seguindo as diretrizes das duas religiões frente á preservação ambiental, pois é uma região de beleza indescritível e com trechos de Mata Atlântica preservados.

 É um caminho para ser feito expandindo-se todos os sentidos, abrindo-se para uma realidade de muita fé, infinitas belezas naturais e muita hospitalidade por parte dos moradores da região. Um convite à busca da real Sabedoria.

 

O Projeto, Circuito Caminhos da Sabedoria, é um projeto de parceiros.

Diocese de Colatina - www.diocesedecolatina.org.br

Mosteiro Zen Budista - www.mosteirozen.com.br

Prefeitura Municipal de Ibiraçu - www.ibiracu.es.gov.br

Secretaria de Turismo do Espírito Santo -  www.setur.es.gov.br

Sebrae - www.sebrae.com.br

 

Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde

Os imigrantes italianos que colonizaram o Estado do Espírito Santo vieram, em sua maioria, da região de Veneza. Ali, duas grandes devoções marcam o coração de seus habitantes: São Marcos e Nossa Senhora da Saúde. É por isso que, em Ibiraçu, os imigrantes italianos construíram, logo que chegaram à capelinha de Nossa Senhora da Saúde, na segunda metade do século XIX.

Foi a primeira igrejinha construída na região. Uma família trouxe em sua bagagem um quadro de Nossa Senhora da Saúde que foi colocado na capela. Mais tarde, este quadro foi substituído pela imagem que permanece até hoje no local. As famílias se reuniam aos domingos para fazer as orações e recitarem as ladainhas de Nossa Senhora. Por ser a primeira e única igreja da região, muita gente comparecia. Ali, realizavam-se as festas, os leilões e os batizados. Os devotos traziam ofertas valiosas em agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Saúde.

Por volta de 1952, a festa foi transferida para o Seminário Nossa Senhora da Saúde. Em 1997, dom Geraldo Lyrio Rocha, então bispo da Diocese de Colatina, convocou os fiéis para celebrarem a festa de Nossa Senhora da Saúde novamente na igrejinha e, Em 21 de dezembro de 1998, D. Geraldo Lyrio Rocha, então bispo de Colatina, elevou o pequeno templo a Santuário Diocesano.

Em 2006, duas ações se concretizaram oficialmente como doações muito importantes para o Santuário: a esplanada, doada pelo Dr. Álvaro César de Andrade e a faixa de terreno situada entre a ferrovia e o percurso da entrada até o Santuário, pelo Sr. Antônio Rosalém.

No dia 16 de julho de 2007, dom Décio Sossai Zandonade, já bispo de Colatina, entrou com um pedido junto à Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos para elevar Nossa Senhora da Saúde a padroeira da diocese. Sua solicitação foi aceita por essa instância, com aprovação do papa Bento XVI, no dia 29 de setembro do mesmo ano.

Todo dia 21 de cada mês, duas missas diárias acolhem fiéis de todas as paróquias vizinhas. O dia 21 de novembro, dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, é precedido por uma fervorosa novena.

 Endereço: Rua Paulina Recla Cecatto, n° 900 - próximo à linha férrea da Vale

Site: http://nossasenhoradasaude.org.br/

Telefone: (27) 3257-1381

 

Vinhedos Tóttola

Localizado a 40 minutos da sede do município de Ibiraçu, na comunidade de Francisco Tóttola/ Alto Piabas, o Vinhedos Tóttola é o único da região. Lá são cultivadas uvas para venda in natura, além da produção de sucos, vinhos e geléias com a fruta. O período de maior colheita é entre os meses de dezembro e fevereiro.

Telefone: (27) 9981-6901

E-mail[email protected]

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Conde D’Eu, n° 486, Centro - Ibiraçu - ES
CEP: 29670-000


Telefone: (27) 3257-1417 / 3257-2453
E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento da Câmara:
Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 18h00

Horário das Sessões:
Sessões Ordinárias: 1ª, 2ª e 3ª segundas-feiras de cada mês, às 19h

© Copyright 2024 Câmara Municipal de Ibiraçu. Todos os Direitos Reservados.
Alphatec