MARIA LUCIA REALI RECLA

Cargo: OFICIAL TÉCNICO CONTADOR
Tipo: Efetivo Setor: CONTABILIDADE


Perfil:

Oficial Técnico Contador

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS:

Executar funções de contabilidade pública, responsabilizando-se pela execução dos serviços de contabilidade na Câmara Municipal e executar os trabalhos de ordem técnica no campo contábil, financeiro, orçamentário e tributário no âmbito do Legislativo.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS:

- Proceder ao controle orçamentário da Câmara, conferir e assinar por delegação ou por competência as liquidações de despesas orçamentárias e extra-orçamentárias;

- Coordenar ou supervisionar sob sua responsabilidade a elaboração de balancetes, balanços, relatórios de gestão fiscal e de execução orçamentária, revisar prestações de contas alertando em especial quanto aos prazos;

- Elaborar a prestação de contas anual da Câmara a ser encaminhada ao Tribunal de Contas e aos demais órgãos de controle na forma das determinações legais;

- Coordenar todos os trabalhos relativos a contabilidade da Câmara de Vereadores;

- Proceder a assinaturas em documentos, relatórios e outros papéis, especialmente os balancetes, os balanços e outros documentos de apuração contábil e financeira que sejam de sua competência por força de legislação municipal, estadual e federal;

- Coordenar e administrar o trabalho dos técnicos contábeis ou servidores que atuem diretamente com a contabilidade da Câmara Municipal;

- Fornecer informações atinentes ao respectivo cargo, sempre que solicitado pela Mesa Diretora da Câmara e por seu Presidente;

- Organizar, para envio à Prefeitura em época regulamentar, a proposta orçamentária da Câmara Municipal, para o exercício seguinte, a fim de ser incluída no orçamento geral do Município;

- Acompanhar e escriturar sintética e analiticamente, em todas as suas fases, as operações contábeis e financeiras da Câmara;

- Dispor sobre o balanço da Câmara, contendo os respectivos quadros demonstrativos;

- Empenhar, quando autorizado, as despesas da Câmara;

- Fornecer elementos, quando solicitado, que orientem na abertura de créditos adicionais;

- Elaborar, examinar e conferir os processos de pagamento, tomando as providências cabíveis quando se verificarem irregularidades;

- Promover o registro contábil dos bens patrimoniais da Câmara;

- Promover a elaboração e assinar folhas de pagamento dos funcionários da Câmara, como as folhas de pagamento de remuneração dos vereadores, com vista e assentimento do Presidente da Câmara;

- Promover o recolhimento das contribuições para a previdência e o recolhimento do imposto de renda na fonte, dos seus servidores e vereadores, à Tesouraria do Município;

- Manter o controle de depósitos e retiradas bancárias, conferindo os seus extratos;

- Proceder explicações aos vereadores, quando solicitado, sobre matérias de caráter financeiro que tramitam na Câmara.

- Escriturar e orientar a escrituração de livros contábeis;

- Fazer levantamentos e organizar balanços patrimoniais e financeiros;

- Fazer revisão de balanços; efetuar perícias contábeis; participar de trabalhos de tomadas de contas dos responsáveis por bens ou valores da Câmara de Vereadores;

- Orientar e/ou coordenar os trabalhos de contabilidade afins à Câmara de Vereadores e que se fizerem necessários em razão de atribuições afins aos trabalhos legislativos;

- Preparar relatórios informativos sobre a situação financeira e patrimonial da Câmara de Vereadores;

- Orientar, do ponto de vista contábil, o levantamento dos bens patrimoniais da Câmara de Vereadores;

integrar grupos operacionais; executar outras tarefas correlatas.

- Atuar junto à comissão de orçamento e finanças prestando assessoramento técnico para o enfrentamento de temas relacionados com as áreas fiscal, financeira, tributária, orçamentária e patrimonial;

- Auxiliar a organização das audiências públicas quando versarem sobre assuntos relacionados às matérias fiscais ou de fiscalização e controle;

- Processar e organizar todos os documentos, pareceres e atas relacionadas aos processos de compras governamentais e gestão de contratos;

- Apoiar e auxiliar as comissões de inquérito e as comissões especiais;

- Auxiliar, quando solicitado, em questões funcionais e administrativas, como processos disciplinares e sindicâncias e compras governamentais;

- Estabelecer, de forma permanente, processos de modernização da gestão e promoção da qualidade, em sintonia com as demais ações desenvolvidas na Câmara;

- Exercer substituições, mediante designação;

- Exercer todos os atos próprios da atividade de contabilidade da Câmara Municipal, inclusive os relacionados à emissão dos relatórios exigidos pela legislação contábil e fiscal;

- Sugerir e programar processos de melhoria visando ao aperfeiçoamento dos controles internos da Câmara, em sintonia com o sistema de controle interno da Casa e do Município;

- Compilar informações de ordem contábil para orientar decisões;

- Executar, orientar e coordenar os trabalhos da área patrimonial e contábil-financeira;

- Preparar relatórios informativos sobre a situação financeira, patrimonial, orçamentária;

- Orientar, do ponto de vista contábil, o levantamento de bens patrimoniais;

- Controlar dotações orçamentárias referentes ao Legislativo;

- Elaborar as estimativas de impacto orçamentário referentes aos projetos de leis ou resoluções de iniciativa da Mesa Diretora em que haja aumento de despesa obrigatória de caráter continuado;

- Atualizar-se quanto à efetiva realização de receita e despesa no âmbito municipal com vistas à elaboração e acompanhamento do orçamento da Câmara Municipal;

- Assessorar a Mesa Diretora na elaboração das propostas orçamentárias da Câmara para comporem os projetos de leis referentes ao PPA, à LDO e à LOA;

- Executar as tarefas da tesouraria;

- Operacionalizar e manter atualizado os programas de informática específicos de sua área de atuação;

- Zelar pela aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000);

- Elaborar projeções e análises sobre a capacidade de pagamento e endividamento da Câmara

Municipal;

- Prestar assessoria em procedimentos relativos a prestações de contas;

- Verificar a observância do repasse mensal do duodécimo pelo Prefeito ao Poder Legislativo.

- Exercer outras tarefas de mesma natureza e mesmo grau de complexidade, bem como outras tarefas correlatas.