RESUMO DA 13ª SESSÃO ORDINÁRIA

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Sessão:13ª Realizada em: 05/06/2023 Legislatura: 33 Tipo de Sessão: Ordinária

  EXPEDIENTE

Ordem: 1  Projeto de Lei do Executivo N° 3409 /2023

Nº Processo: 131/2023

Data: 01/06/2023 14:31:06

Autor: Poder Executivo Municipal

Dispõe sobre a delimitação das Áreas Urbanas Consolidadas (AUC) e a definição das Áreas de Preservação Permanente (APP), nos termos estabelecidos na Constituição Federal e a Lei Federal nº 14.285, de 29 de dezembro de 2021, e dá outras providências.
 

Fase: Para Leitura e Publicidade

Ação: Proposição Lida no Expediente

Complemento: À Secretaria para realização de estudo de técnica legislativa.

 

Sessão:13ª Realizada em: 05/06/2023 Legislatura: 33 Tipo de Sessão: Ordinária

  ORDEM DO DIA

Ordem: 1  Moção N° 18 /2023

Nº Processo: 133/2023

Data: 01/06/2023 15:54:43

Autor: Renato Ramalho Aloir Piol Bete Malbar Breno do Salão Carlinhos Café Fabinho Demuner Otávio Maioli Valéria Rosalém Vanderlei Alves da Silva

Que seja encaminhado aos familiares do Sr. ROBERTO PENA, a presente MOÇÃO DE PESAR em razão do seu falecimento, ocorrido no dia 01/06/2023, apresentando a toda família enlutada os nossos sinceros sentimentos, rogando a Deus que o tenha em seu infinito amor e que toda família possa, nesse momento de dor e saudades, sentir-se amparada e reconfortada por Deus e pelos amigos sinceros.
 

Fase: Expediente e Ordem do Dia

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciada a presente Moção pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 05/06/2023 e aprovada, determino a confecção de ofício ao destinatário.

Ordem: 2  Moção N° 19 /2023

Nº Processo: 134/2023

Data: 02/06/2023 15:44:50

Autor: Renato Ramalho Aloir Piol Bete Malbar Breno do Salão Carlinhos Café Fabinho Demuner Otávio Maioli Valéria Rosalém Vanderlei Alves da Silva

Que seja encaminhado aos familiares do SR. ARTELINO FRANCISCO MODENESE, a presente MOÇÃO DE PESAR em razão do seu falecimento, ocorrido no dia 02/06/2023, apresentando a toda família enlutada os nossos sinceros sentimentos, rogando a Deus que o tenha em seu infinito amor e que toda família possa, nesse momento de dor e saudades, sentir-se amparada e reconfortada por Deus e pelos amigos sinceros.
 

Fase: Expediente e Ordem do Dia

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciada a presente Moção pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 05/06/2023 e aprovada, determino a confecção de ofício ao destinatário.

Ordem: 3  Requerimento N° 28 /2023

Nº Processo: 130/2023

Data: 31/05/2023 17:22:21

Autor: Valéria Rosalém

Que seja encaminhado à Câmara Municipal, seja em meio físico ou em mídia digital, as seguintes cópias: • Extratos bancários, referente aos meses de abril e maio de 2023, das contas Fundeb 70 e Fundeb 30; • Relatórios referente aos meses de abril e maio de 2023, de receita e despesa da Secretaria Municipal de Educação, contendo o total de despesas pagas utilizando recursos do Fundeb 70 e Fundeb 30, bem como demais despesas da educação; • Receitas e rendimentos do recurso Fundeb referente aos meses de abril e maio de 2023. JUSTIFICATIVA: O presente pedido de informações tem o propósito de possibilitar o efetivo exercício da função fiscalizatória do Poder Legislativo sobre a atuação administrativa do Executivo Municipal, viabilizando, inclusive, o conhecimento do integral dos procedimentos adotados, possibilitando, com isso, que se tenha a exata compreensão dos atos praticados.
 

Fase: Expediente e Ordem do Dia

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciado o presente Requerimento pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 05/06/2023 e aprovado, determino a confecção de ofício ao destinatário (Executivo).

Ordem: 4  Requerimento N° 29 /2023

Nº Processo: 132/2023

Data: 01/06/2023 15:07:14

Autor: Breno do Salão

Que seja enviado de forma integral à esta Casa de Leis, todos os contratos de locação correspondente à veículos de pequeno, médio e grande porte, celebrados pelo Município com empresas de locação, que atualmente encontram-se em vigência; Que seja encaminhado a relação do quantitativo dos veículos que encontram-se locados pelo Município (de todas as marcas, modelos, inclusive máquinas e utilitários), e ainda o local onde cada veículo locado se encontra, sob a tutela da respectiva Secretaria a qual se utiliza. JUSTIFICATIVA: O presente requerimento se faz necessário, considerando que a Prefeitura Municipal de Ibiraçu tem locado diversos veículos para uso das mais variadas Secretarias, devendo ser considerado o alto custo com locações de veículos que são praticados no cenário nacional, sendo mais vantajoso em muitos casos a aquisição dos mesmos para sua utilização. Sendo assim, o requerimento em tela, tem o intuito de possibilitar o efetivo exercício da função fiscalizatória do Poder Legislativo sobre a atuação administrativa do Executivo Municipal, viabilizando, inclusive, o conhecimento do integral dos procedimentos adotados, possibilitando, com isso, que se tenha a exata compreensão dos atos praticados, bem como o acompanhamento da aplicação de recursos no âmbito da gestão municipal.
 

Fase: Expediente e Ordem do Dia

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciado o presente Requerimento pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 05/06/2023 e aprovado, determino a confecção de ofício ao destinatário (Executivo).

Ordem: 5  Indicação N° 55 /2023

Nº Processo: 135/2023

Data: 02/06/2023 17:31:12

Autor: Breno do SalãoValéria Rosalém

Que seja, a exemplo dos diversos Projetos de Lei que tramitaram e tramitam na Casa, concedendo reajuste de vencimentos a servidores comissionados, viabilizada a apresentação de proposição tendente a conceder reajuste real nos vencimentos dos servidores públicos efetivos e contratados, uma vez que os mesmos se encontram defasados há anos e com achatamento em suas respectivas carreiras. JUSTIFICATIVA: A presente indicação objetiva chamar a atenção do executivo Municipal para a necessidade de adoção de providências legais tendentes a reajustar, em valores reais, os vencimentos dos servidores públicos efetivos da municipalidade que, como sempre, são colocados em último plano quando se trata de revisão/reajuste salarial. A municipalidade já encaminhou à Câmara diversos projetos contemplando servidores comissionados com significativo reajuste em seus vencimentos e, a rigor, mesmo com promessas de que faria isso também com os servidores efetivos e contratados, até o momento nada foi feito. Os servidores efetivos são aqueles que diretamente fazem a máquina pública funcionar e que guardam a memória das práticas administrativas. Bem por isso merecem ser priorizados pela Administração, notadamente em relação à melhoria de seus vencimentos que, no caso de Ibiraçu, especificamente, além de estar defasada, a inexistência de uma política permanente nessa área, tem sido decisiva para o achatamento e a nivelação de diversas carreiras que são distintas entre si. Espera-se sensibilidade e atenção por parte do Executivo, a fim de corrigir as distorções relacionadas aos vencimentos dos servidores públicos efetivos.
 

Fase: Para Votação

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciada a presente Indicação pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 06/06/2023 e aprovada, determino a confecção de ofício ao destinatário (Executivo).

Ordem: 6  Indicação N° 56 /2023

Nº Processo: 136/2023

Data: 02/06/2023 17:32:04

Autor: Bete Malbar

- Que sejam viabilizadas as alterações pertinentes no Projeto de Lei n.º 3.407/23 (LDO), a fim de prevê a possibilidade de instituição do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Pública do Município de Ibiraçu (REFIS Ibiraçu - 2024), com o objetivo de promover a quitação de débitos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, de pessoas físicas ou jurídicas, originários dos seguintes tributos e multas: ISSQN, IPTU, ITBI, Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, COSIP e multas por infração à legislação municipal. JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem o propósito de sugerir ao Executivo que ofereça aos contribuintes em situação de inadimplência alternativas legais para honrar com seus compromissos junto à Fazenda Municipal e, por outro lado, de incrementar a arrecadação de tributos diante das constantes oscilações do mercado. Como é cediço, o REFIS constitui uma oportunidade única para muitos contribuintes quitarem seus débitos fiscais junto à Fazenda Pública e, por outro lado, também se mostra uma medida interessante de incremento da arrecadação que, a rigor, não se encontra em ascensão, sobretudo em momentos de crise, mesmo com a implementação de todos os mecanismos de cobrança por parte do Município. A implementação de um programa bem estruturado de regularização fiscal (REFIS), com anistia nos valores de multa e juros dos débitos, entre outros benefícios, constitui-se uma importante ferramenta para redução dessa dívida ativa, além de ser uma medida que tem como intuito promover a continuidade operacional de pessoas jurídicas e também o reerguimento de pessoas físicas por meio da reconquista de sua dignidade e equilíbrio nas relações com a Fazenda Municipal. Por isso, para a implementação desse programa torna-se necessário aferir a conformidade da proposta da LDO que já tramita na Casa, a fim de produzir eventuais ajustes tendentes, se for o caso, a tornar possível a realização do programa.
 

Fase: Para Votação

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Tendo sido apreciada a presente Indicação pelo Plenário, na Sessão Ordinária do dia 05/06/2023 e aprovada, determino a confecção de ofício ao destinatário (Executivo).

Ordem: 7  Projeto de Lei do Executivo N° 3404 /2023

Nº Processo: 115/2023

Data: 28/04/2023 00:00:00

Autor: Poder Executivo Municipal

Dispõe sobre registro, inspeção e fiscalização de agroindústrias que fabricam produtos de origem animal no âmbito do município de Ibiraçu/ES.
 

Fase: Para Votação

Ação: Aprovado

Complemento: Considerando a aprovação do presente Projeto de Lei pelo Plenário, por unanimidade de voto dos presentes na sessão ocorrida, encaminho o presente processo à Secretaria da Casa para elaboração do autógrafo e posterior envio ao Executivo para sanção.

Ordem: 8  Projeto de Lei do Executivo N° 3405 /2023

Nº Processo: 116/2023

Data: 28/04/2023 00:00:00

Autor: Poder Executivo Municipal

Altera a composição do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico estabelecida no art. 4 da Lei Municipal nº 3.834 de 30 de junho de 2017.
 

Fase: Para Votação

Ação: Aprovado

Complemento: Considerando a aprovação do presente Projeto de Lei pelo Plenário, por unanimidade de voto dos presentes na sessão ocorrida, encaminho o presente processo à Secretaria da Casa para elaboração do autógrafo e posterior envio ao Executivo para sanção.

Ordem: 9  Projeto de Lei do Executivo N° 3406 /2023

Nº Processo: 117/2023

Data: 28/04/2023 00:00:00

Autor: Poder Executivo Municipal

Altera a composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente estabelecida no Inciso I e II do Art. 11 da Lei Municipal nº 4.032 de 20 de novembro de 2019.
 

Fase: Para Votação

Ação: Aprovado

Complemento: Considerando a aprovação do presente Projeto de Lei pelo Plenário, por unanimidade de voto dos presentes na sessão ocorrida, encaminho o presente processo à Secretaria da Casa para elaboração do autógrafo e posterior envio ao Executivo para sanção.

Ordem: 10  Projeto de Lei do Legislativo N° 4 /2023

Nº Processo: 127/2023

Data: 12/05/2023 17:46:43

Autor: MESA DIRETORA

Altera e acrescenta disposições na Lei Municipal n.º 3.746, de 16 de março de 2016.
 

Fase: Para Votação

Ação: Aprovado com emenda(s)

Complemento: Considerando que a proposição foi aprovada com emenda(s), remeto o processo à Comissão de Justiça e Redação para redação final nos termos do art. 200 do Regimento Interno.

Ordem: 11  Emenda N° 9 /2023

Nº Processo: 127/2023

Data: 05/06/2023 12:17:22

Autor: Comissão de Justiça e Redação

Os Vereadores firmatários, no uso de suas atribuições legais e regimentais, propõe a presente Emenda Aditiva ao Projeto de Lei CMI n.º 004/2023, acrescentando o art. 11, conforme segue: “Art. 11. Fica revogada a Lei Municipal nº. 2.938, de 19 de fevereiro de 2009.”
 

Fase: Para Votação

Ação: Proposição Aprovada

Complemento: Proposição aprovada, à Secretaria para anexação da Emenda proposição.

 

  Lista de Cidadãos Inscritos na Tribuna Livre da Sessão Ordinária   N°13ª   Data: 05/06/2023   Horário: 19:00

 

Ordem

Nome

Assunto

1

CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO

TERCEIRIZAÇÃO DOS GARIS DE IBIRAÇU

Publicado em terça-feira, 06 de junho de 2023

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